13 fevereiro 2017

UERJ, HUPE , PROFESSORES, ESTADO, TODOS CONTRA O GOVERNADOR CORRUPTO. RESISTÊNCIA




Ola mães Bom Dia,

Sabe hoje eu tava parando para pensar, sempre que tem uma crise econômica em qualquer lugar quem paga é geralmente a classe mais pobre. O que não faz muito sentido, pois se estamos em falta de dinheiro não podemos cobrar de quem não tem para dar, mas sim dos que tem para oferecer, nesse caso o que alguns lugares fazem é maior intervenção do ESTADO. Na crise de 29 nos EUA para sair da crise o Estado teve que assumir o controle e foi gerado empregos para que as pessoas conseguissem pagar suas dívidas e fizessem a grana circular. Aqui nosso país e o Estado do RJ faz diferente, ele vende empresas, demite pessoas, não paga os funcionários e assume divida de órgãos privados...Algumas de vocês sabem bem do que eu to falando porque moram aqui no RJ ou em outro Estado que também passa por uma crise financeira. Porem para as que não sabem eu vou dar o exemplo do meu governador o Sr Pezão. Ele assumiu ano passado a divida da SuperVia, que é a nossa linha de trens, que funciona de maneira a deixar muito a desejar, porém quase que 100% das linhas já está com ar-condicionado. Essa é uma empresa privada, que não consegue manter muito bem o serviço que presta a população pois a segurança dentro das linhas de trem é muito reduzida, quase nula, na maioria das estações não tem banheiro, tem poucos caixas e sinalizações, além de sempre sair uma notícia de que algum trem paralisou e o trafego ficou afetado. Porém essa empresa estava com uma divida atrasada com a Light, divida essa que o nosso “querido” governador assumiu para si. Porém o nosso estado esta falido, eu estou cursando a minha segunda graduação em uma das melhores faculdades públicas do curso de pedagogia a UERJ, porém a mesma se encontra parada, pois a empresa terceirizada que é responsável por prestar o serviço de faxina, elevadores e segurança da nossa universidade não recebe os repasses desde de novembro de 2016. Ou seja; os empregados dessa empresa não recebem salário a 4 meses nem décimo terceiro salário.
 Agora imaginem, são pais e mães como nós que não tem dinheiro para comprar comida, pagar as contas e nem nada. Tirando que não são só eles, universitários que dependem da bolsa também estavam com a bolsa atrasada, alguns ainda não receberam tudo, professores também estão sem receber. Não só a UERJ, mas a Rural também passa por situação similar já a bastante tempo, ao ponto que a universidade informa que está tentando sobreviver com menos do que o mínimo necessário.
A UERJ também cuida de um dos melhores Hospitais públicos do RJ que é o Hospital universitário Pedro Ernesto, que cuida de crianças que tem doenças neurológicas raras. Atualmente também se encontra fechado.
 Pior é ouvir do nosso governador que vai ter que tirar dinheiro da previdência ou de uma taxa dos salários dos funcionários do Estado. De que salário? Nem o INSS de muitas pessoas está sendo pago. Ainda diz que a UERJ que administra mau o dinheiro. Como assim se não está tendo repasse da verba? Colocar a culpa da falta de dinheiro no trabalhador, logo ele que não tem dinheiro para nada enquanto governadores tem jatos, helicópteros e tudo mais nas suas mansões. O Estado esta falido por unicamente dois motivos, primeiro desvio de dinheiro por vários governadores e outros políticos corruptos, assim como a má administração no geral. Segundo motivo é que as medidas que são realmente úteis para serem tomadas não são realmente feitas, como tirar a isenção fiscal de muitas empresas privadas que não geram um beneficio para a população diretamente, assim como aumentar o imposto de apenas 10% ou menos de empresas realmente gigantescas, entre outras coisas.

 Para piorar ontem familiares foram para a frente de algumas unidades policiais para embarrear a saída deles para o trabalho, já que a polícia assim como os bombeiros e órgãos de saúde não podem fazer greve. Sei que muitas aqui acompanham o caso do Espírito Santo, porém como aqui é a cidade turística para gringo ver, acho que foi mais divulgado e mais contido, nem se compara com as coisas horrorosas que estão acontecendo ES e que não sai no jornal. Eu recebi um áudio perturbador com mulheres gritando desesperadas que estavam sendo atacadas. Não sou contra o pagamento dos policiais, mas primeiramente eles realmente não podem parar e segundo porque não se manifesta junto com os professores e outros funcionários do Estado? Ali não, ele prefere agredir realmente os manifestantes e depois dizer que só estava cumprindo ordens.

Só para finalizar, aqui no Rio de Janeiro outro hospital que também era referencia em tratamento de crianças, também envolvendo casos neurológicos era o Hospital Jesus, que também era ótimo,mas hoje também se encontra fechado. Como fica outras mães como eu, que dependem de hospital público? Jonas é alérgico a uma série de vacinas e nós não sabíamos, só quando ele teve reação 18 horas depois e passou por mais de 13 convulsões e ficou internado por uma semana no Salgado Filho. Porém temos que fazer uma investigação para saber quais os efeitos que essa convulsão pode ter causado a ele, e se ele pode ser epilético ou realmente alérgico as vacinas. Conseguimos marcar ele em um local em Botafogo, pelo público, que é uma célula do Hospital Jesus, a parte de imunologista que só pega esses casos especiais ( a médica é um doce, daquelas que a gente não encontra mais em nenhum lugar, conversou com a gente e nos deu todo apoio), porém neurologista me informaram que vai ser quase impossível, pois existem poucos neuropediatras,a inda mais que cuidem de crianças ainda tão pequenas , ele tem 1 anos e 3  meses, pior agora com a perda de dois Hospitais tão maravilhosos. E meu caso não é o pior. Tem mãe que não esta recebendo o remédio do filho e não tem condições de comprar, que  não tem lugar para tratar as doenças das crianças, que não esta recebendo. Estamos nos caminhando para um caos. Bem vindos ao novo golpe.

 Sério me mata é ver pessoas reclamando de cotas e Bolsa Família. Tipo sério mesmo? Esse dinheiro está sendo gasto com o povo, eu prefiro reclamar o bolsa terno que eles recebem em Brasília, prefiro reclamar de um governo corrupto que reúne os senadores na calada da noite para aprovar o aumento de seus próprios salários e pela manhã aprovar novas leis de cortes públicos porque o país está em crise. O bolsa família gera movimentação de dinheiro, pois dá poder aquisitivo a pessoas que não tem, esse dinheiro vai para pequenas e médias empresas até chegar nas grandes produtoras, o bolsa terno entra em um lugar onde as pessoas já gastam dinheiro em lugares que são de grandes empresas, ou seja, é dar dinheiro para quem já tem dinheiro. “A mas deveria ensinar a pessoa a trabalhar a estudar a ser alguém ativa na sociedade” Um salário-mínimo dá para quem tem mais de dois filhos? Dá para viver quem tem só um filho? É fácil estudar e trabalhar sendo mãe? Eu nunca conseguiria se fosse ter que pagar uma universidade, e só consegui passar no vestibular porque tenho pessoas que me apóiam para ficar com as crianças enquanto eu estudava sozinha, sem cursinho, e porque eu tive, também, uma boa base de educação, e já passei por uma graduação antes, não que é fácil, não é, passo por muitas dificuldades, mas também tenho ajuda e reconheço que tem pessoas que não tem. É muito fácil falar que as chances estão ai igual para todos quando não se tem uma barriga vazia e filhos para criar. Pior é o povo que fala mal de cotas. Quem fala mal de cotas para mim ou não tem informação de como a cota realmente funciona e apenas fica repetindo aquele discurso pronto da elite ou é racista (ou ambos).

Bom é isso, na verdade esse post nem é muito feminista. É mais um desabafo mesmo, porque hoje foi foda vir trabalhar (escrevi a postagem no domingo no trabalho)e tudo mais. Amanhã Jonas vai tomar outra vacina que pode dar convulsão e eu não sei o que fazer. Por isso fiz esse post.


P.S. A Supervia é tão precária que semana passada pegaram um cara estuprando uma menor na central do Brasil. Mas a passagem aumentou normalmente de 3,70 para 4,20 golpinhos.

Você pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...