02 setembro 2013

Primeira consulta.


  Sexta depois da faculdade foi a minha primeira consulta do Pré-Natal. O que posso dizer é que minhas expectativas eram extremamente altas, imaginei que iria sair de lá sabendo do sexo do bebê, peso e tudo mais. Provavelmente se alguma mãe esta lendo isso deve estar rindo, pq não acontece nada disso, mas não quer dizer que a consulta não tenha sido ótima e bem esclarecedora.

O que assusta mesmo é que várias informações aparecem na sua cabeça. Claro que a maioria das pessoas sabe o que é sífilis e  HIV, até ai nada de novo e graças a Deus estou limpa disso,mas existem uma infinidade de doenças que podem atacar uma grávida inocente. A enfermeira que nos atendeu ( era um grupo com 3 grávidas, eu e mais outras duas) listou uma lista de riscos e de como devemos agir caso seja confirmado ou não que a gente tenha alguma delas, e também descreveu outras situações simples que podem causar risco para as grávidas. Nunca pensei que uma prisão de ventre pudesse ser algo tão sério, nem que gatos pudessem levar consigo bactérias tão perigosas.A minha sorte é que a enfermeira era muito engraçada e simpática, parecia realmente interessada e ouviu todas as nossas duvidas com a maior atenção ( eu fiz uma lista com as perguntas que eu queria fazer).

 Eu não era a grávida mais nova ( o que me deixou mais tranquila) nem a mais velha.A gravida mais nova era uma menina de 19 anos que parecia extremamente alheia a tudo e todos, tinha outra que estava mais falante, essa tinha 36 anos e era o primeiro filho.Naquela situação eu me senti privilegiada sabe? Para ser bem sincera eu realmente não planejei esse filho, tive muitos medos, e ainda tenho com relação a gravidez e tbm tenho que admitir que o momento não é o mais estável financeiramente falando (dois universitários perto de se formar e ambos desempregados), enfim...mas com relação a idade acho que ambos estamos bem,tanto para ter um filho, como para ter um casamento e tal, não que vá ser fácil, muito pelo contrário,mas me sinto privilegiada por ter uma base familiar ( mãe,pai, irmã, avô, sogro, sogra, cunhada e namorado) muito firme e amorosa, coisa essa que é raro de se ver.

  Ele foi comigo na primeira consulta,mas ficou com vergonha de entrar, afinal tinha só mulher,mas na proxima eu disse pra ele que ele tem que entrar pq ele fica me perguntando um monte de cosa pra eu perguntar pra médica e eu não tenho um cartão de memória no meu cérebro muito extenso...rsrsrs.

  Hoje eu fui entregar exames de urina,fezes e fazer o hemograma (tirei uns 3 tubinhos de sangue). Também fui ao planejamento familiar, o que de inicio eu tava achando um saco. Para que falar de camisinha agora que eu já to grávida? Mas eu aprendi coisas novas, por exemplo; Eu não sabia que existia 3 tipos de pilulas, a do dia seguinte (que eu já conhecia e já usei umas duas vezes), a mensal de 21 dias ( que era a que eu usava) e a de 35 dias ( inédita pra mim, que é onde vc não faz pausa e só tem um tipo de hormônio, o progesterona).Eu já sabia como funcionava o DIU e já tinha até me interessado por ele antes,mas a nunca tinha visto um de perto e nem sabia muito que ele não pode ser aplicado a qualquer um, pq como ele é um corpo estranho  no seu útero ele pode muito bem ser rejeitado pelo seu corpo, o que varia de cada pra cada um. Outra coisa interessante é o fato que a camisinha feminina é mais protetora para uma relação sexual do que a masculina pelo simples fato dela ter maior proteção na entrada vaginal caso o homem tenha alguma verruga no saco, ela não permite o contato, mas ainda acho que ela deve ser meio incomoda e complicada. Agora o método que eu não conhecia era o diafragma, que não evita passar uma doença sexualmente transmissível,mas evita filhos, eu achei esse método tão fantástico que merece até um vídeo explicativo.



  A única coisa que eu preciso ressaltar no vídeo é que esse diafragma não é descartável, ele tem uma validade de 3 anos e para vc usá-lo novamente vc só precisa lavar ela e secar bem (não lavar com água quente pq ela é feita de silicone), lavar com sabão em barra e tem que secar direitinho.A melhor noticia é que tem já nos postos de saúde do governo e na clinica da família. Sim ele me encantou e pra colocar é quase a mesma  coisa que colocar um OB, só não tem cordinha e me parece um pouco desconfortável pra tirar.Falando nisso vc só pode tirar depois de 8 horas que é quando os espermas morrem sem entrar no útero.
 E pra terminar duas dicas, uma é fundamental é gravidas bebam dois litros de água e a  outra é uma imagem que eu achei na internet com uma dica com exercícios básicos pra gravidas :

Beijos e até depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...