18 agosto 2016

Respeito com as mães

*Eu escrevi essa postagem no dia 12/08. A imagem e o post do facebook que gerou essa minha revolta foram deletados
Ola Mães,
 Sabe aqueles dias que parece que tudo vai dar errado? Pois bem. Imagina você esta passando por um dia de cão e ainda ter que ler no facebook xingamentos horríveis dirigidos a todas as mães, simplesmente por você ser mãe. Pior os xingamentos foram feitos por outra mulher, pra completar a mesma ainda se diz feminista. Tudo isso aconteceu simplesmente porque surgiu um meme dizendo que mãe de pet também tem que ter alguma espécie de “privilégio” para realizar prova de ENEM (O Meme esta ai embaixo). Eu francamente não ia fazer nenhum post sobre. Isso só ajuda a enfraquecer a nossa causa e a verdade é que em todo lugar existe pessoas desequilibradas e não seria diferente no mundo feminista. Porém a mídia e os machistas de plantão gostam somente de destacar essa minoria de pessoas, somente uma corrente feminista com o intuito somente de nos denegrir.

 Então Silvia porque você tá tocando no assunto? Porque eu sinto que alguma mães acham mesmo que ser mãe de pet é a mesma coisa que ser mãe de criança. Eu sou irmã de pet...rsrsrs. Eu não me incomodo com o termo, porque eu amo mesmo meu gatinho Zacary. Eu também tenho uma irmã de coração a Thayane e por máximo que eu ame o Zacary e sei que ele é muito importante para a minha mãe eu sempre vou preferir a Thayane … Até ai parece obvio,mas vai muito além disso. Acho que nunca disse isso aqui,mas eu fiquei um ano sem emprego, não só porque emprego esta difícil,mas porque em uma crise os que mais sofrem é as “minorias”, a ponto de uma mulher que estava a entrevista me dizer que eu era muito competente e carismática, mas que por eu ter uma filha pequena não ia me contratar, era a “politica da empresa” (isso porque eu omitia a existência do meu outro menorzinho). Nesse dia eu fui pra casa chorando horrores, desde dai decidi dizer que não tinha filhos, infelizmente, mas deu certo. Por isso eu digo. Quando uma mãe de pet não for contratada na empresa por ter um pet a gente conversa. Eles nem perguntam se você tem um animal ou não, quando perguntam é visto como positivo a resposta, porque os bichos acalmam a gente, é terapêutico. Ter filho é lindo,mas pode ser tudo menos terapêutico.

 Hoje eu estou resfriada, trabalho com a minha voz, a maquina que eu trabalho esta ruim e eu estou tendo que gritar para me ouvirem. Lívia nos acordou as 5 da manhã querendo conversar, comer e brincar. Isso porque eu só fui dormir uma da manhã pra conseguir botar o Jonas para dormir já que os dentes dele estão nascendo e ele esta muito nervoso (obvio). Tive que fazer algumas ligações mais tarde enquanto meu marido fazia o café da manhã da pequena e o pequeno no meu pé. Rotina é assim, arruma as coisas para depois ir trabalhar e saio triste quando vejo minha filha colocar o chinelo para ir comigo e depois ficar com carinha de triste por ver que não vai sair com a mamãe. E um sentimento de devastador ,mas ao mesmo tempo fico feliz porque vou trabalhar e ter um tempo só para mim. Saio sofrendo e piora em pensar como vai ser ano que vem para conciliar com a faculdade que saiu da Greve (ehhhh).A rotina cansativa e dificil com as crianças não é só quando a criança esta doente, é para tudo. Sabe como é uma luta para arrumar uma creche pública? Os próprios profissionais da educação dizem que é mais concorrido do que vestibular de medicina da UFRJ.E quanto é uma creche particular? Mais que um salário mínimo as vezes. A ração é cara? Imagina danoninho, roupa, biscoito, leite, comida normal, brinquedos e tudo mais para criança.

 “Ahh mas você não sabia antes de ter o filho?Teve porque então” Opa esqueci que vivemo em um mundo onde os métodos contraceptivos são 100% eficientes e não agridem nem um pouco o corpo da mulher, em um país onde não exige o mínimo 25 anos e duas gestações para realizar a laqueadura, independente se for pelo público ou não.Atire a primeira pedra quem nunca transo sem camisinha. Eu luto para ser professora, porque amo lecionar, nem por isso acho o salário bom o suficiente para o tanto que a gente trabalha e para manter um estilo de vida digno, só por isso eu não deveria ser professora? Ou não deveria lutar por salario maior?

 Sobre o ENEM... essa que vos escreve fez o ENEM grávida de 9 meses para ter a gestação na semana seguinte praticamente. Fez as duas fases da UERJ para realizar um sonho, estudei o ano inteiro e passei. Na segunda fase da UERJ Jonas já tinha nascido e eu deixei ele em casa com a minha sogra, meu peito vazava horrores, fiquei enjoada e estava sem dormir duas noites, porque na UERJ eu não me lembro de ter o recurso de levar o filho para amamentar. No ENEM eu ganhei uma cadeira maior, subi de escada mesmo, e um descanso para o pé. SOMENTE meus amores, nenhum horário estendido, nem uma balinha,nem nada meu amores. Quando você leva seu filho, ele não fica com você na sala de prova, você traz uma outra pessoa que fica em uma sala isolada com a criança e alguém te acompanha de hora em hora para você amamentar e esse tempo sai dentro do seu horário de prova normal. E ai? Qual é essa vantagem absurda que vocês acham que o ENEM dá?Qual o nosso privilégio supremo?

 Agora me diz qual a necessidade do discurso em prol da mãe de pet? Se fosse somente uma defesa, ok. Mas foi um ataque desumano as mães, foi um desrespeito para com a nossa vivencia, nossa luta e nossos filhos. O discurso tinha a única intenção de agredir as mães e é por causa dessas que muita mãe se afasta do movimento. MAS... nem todas somos assim. Aqui vocês tem uma parceira de luta e hoje o coletivo FEMINISTAS DA ZONA NORTE, fez uma página em especial para nós mães, para que possamos desconstruir juntas, nos empoderar e dividir a nossa vivencia com as não mães.

 Por fim é. Nenhuma mulher é obrigada a ser mãe, nós não somos obrigadas a nada, apenas somos obrigadas a ter o mínimo de respeito para com TODOS. Se você não tem sororidade, ok, mas respeito é mais do que fundamental.

Bom por enquanto é só,mas fim de semana vou fazer uma nova postagem sobre como é ser mãe de duas crianças pequenas. Forte...
Muitos beijos e força para todas vocês irmãs.
Att

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...