24 setembro 2016

A corda sempre arrebenta...



Ola Mamães,

Primeiramente Fora Temer.

Nossa quanto tempo eu não posto aqui. Francamente tenho estado meio desanimada com relação a mudar alguma coisa sabe. Estou recebendo tantos relatos de mulheres e mães que sofrem com o machismo e também tenho escutado tantas mulheres que reproduzem essa ideia. Parece que as pessoas estão vivendo com ódio sabe? Temos ódio dos políticos, ódio das leis, ódio dos nossos patrões, até ódio de nós mesmo e isso junto com a falta do pensamento coletivo esta gerando um estado de puro caos.

- Silvia você não esta exagerando?

Sim talvez eu esteja sendo um pouco pessimista, ou totalmente pessimista. Por isso que gosto de ir a reuniões dos coletivos que faço parte (infelizmente não pude ir na última, deve ser por isso que estou assim) lá encontro outras meninas com os mesmos ideais e com mais força de vontade do que eu, uma acaba motivando e dando energia para outra. Mas tirando desse ambiente, a rua e o trabalho me proporcionam a experiência de viver com pessoas comuns e de pensamentos diversos e muitos catastróficos.

 E o que o pensamento no coletivo influencia nisso? Simples. Eu odeio ver uma rua cheia de pessoas desabrigadas, com jovens que fazem furtos na mínima oportunidade, odeio andar em uma rua ou deixar de andar por aquela rua por me sentir insegura . Sim todos nós passamos por isso, porém o que difere é na solução desse problema.

 Algumas pessoas, que devem estar tão desesperançadas como eu, porém são mais agressivas, acham que a solução é matar todos eles ou partir para medidas tão agressivas quanto. Isso vai resolver? Com as atitudes agressivas vai parar de surgir crimes e moradores de rua? Se funcionasse porque em civilizações mais antigas que praticavam um setor de punição estilo OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE, mesmo assim existiam crimes? A verdade é que a desigualdades social, podemos dizer o abismo entre as classes sociais, causa mais crimes na sociedade do que qualquer outra coisa

 As vezes acho absurdo fazer esse tipo de explicação,afinal para mim parece obvio que a culpa é muito mais dos nossos governantes e do Estado do que do menor em si. Não estou dizendo que eles não devam receber uma punição,mas até essa punição tem que ser muito bem pensada, na verdade tem que ser uma recuperação. Será que é tão louco pensar que todos nós saímos ganhando quando investimos para que esse jovem se recupere, ensinando ele uma profissão, dando ele uma dignidade de vida? Para nós não é muito fácil julgar essas pessoas quando fomos criados com amor, em um lugar limpo, onde não faltava comida e nem tínhamos contato direto com drogas e crimes? Como diz no livro Utopia o Estado não esta criando bandidos para depois puni-los?

 Não é mais útil cobrarmos intensamente dos nossos governantes maior investimento em educação, educação profissionalizante, uma reforma presidiária, um investimento maior em saúde e outras ações sociais? Não é para isso que pagamos impostos afinal, para que TODA a população tenha uma melhor condição de vida? Não é mais eficaz protestar contra o bolsa terno dos políticos do que falar mau do Bolsa família? Afinal o bolsa família bota comida na barriga das pessoas em vez de ternos no corpo de pessoas que tem dinheiro para comprar mais de mil ternos, na verdade esse dinheiro esta sendo tirado do leite de alguma criança não é verdade? Porque as pessoas vivem com essa indignação seletiva? Isso para mim é a falta do pensamento coletivo e do pensamento no futuro e isso mais prejudica do que ajuda a população é essa atitude que nos separa dos tão amados países europeus que as pessoas amam falar bem para comparar negativamente com o nosso país.

 Eu quero criar meus filhos com consciência. Consciência da nossa realidade, politica e social.Quando a sociedade partir para essa atitude, que na verdade é um retrocesso, vamos estar agravando ainda mais a nossa doença social.

 Esse pensamento critico que já falta nas escolas hoje vai se perder ainda mais com a nova lei da Escola Sem Partido. Como você vai ensinar um pensamento social critico, sem parecer que esta influenciando ao aluno seguir uma linha partidária, quando na verdade estamos apenas tentando ensina-lo a ter um pensamento critico a pesquisar e tudo mais? A verdade é que nenhum professor é imparcial e nem tque que ser. Para se tornar professor você estuda e lê artigos, para preparar uma aula, para isso você pesquisa autores que também não são imparciais e formula a sua aula da maneira que você sabe, do que você entendeu e do que você penerou para falar do tema, ou seja, do que você imparcialmente selecionou como adequado. Ninguém é imparcial, a história não é imparcial, a história é um relato dos vencedores sobre os vencidos.

 Essa lei nada mais é do que feita para calar os professores e para criar uma onda de jovens que não questionam e sem questionamentos não aprendem, daqui a pouco vão censurar os.livros também. O tempo e o investimento gasto para essa lei poderiam ser muito mais aproveitados em programas de incentivo a leitura com destribuição gratuita de livros infantis, mensalmente para alunos de rede pública. Alunos do ensino médio também poderiam fazer pesquisas de estudo como iniciação científica, ganhando bolsa ou descontos em livros ou os dois. Alunos da rede pública poderiam ter palestras semanais com estudiosos de áreas diferentes além de passeios artísticos e culturais que fossem bem explorados e desenvolvidos pelos professores e escolas... Tantas coisas, tantos bons projetos que vão para a gaveta,mas coisas improdutivas como essa lei vai para frente.

 Como disse no inicio do post estou desanimada e entristecida, ou seja; fora Temer ,fora PMDB .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...