16 abril 2015

Quando alfabetizar?






Quem acompanha meu blog sabe que eu estou em formação para me tornar uma professora de crianças do primeiro segmento (fundamental 1 e educação infantil ou pré escola) e além disso eu tenho uma filha que ainda tem 1 ano e poucos mêses. Resumindo; estou sempre de olho em tudo que diz respeito a desenvolvimento infantil. Eu amo ler e meu marido também, porém assumo que tudo que estou lendo atualmente são artigos  e apostilas.Minha filha também gosta de ler,bem... gosta de livros, ela tem vários livrinhos já e sempre ganha mais alguns, quando ela ganha um livro novo abre e vai vendo página por página, avaliando cada figura. Depois ela entrega o livro na minha mão para que eu leia para ela. Hoje ela já tem sua história favorita ( Livro "Hoje é o meu aniversário" da editora Ciranda Cultura) onde eu leio pra ela em uma média 3 ou 4 vezes por dia, por escolha dela.O ponto que eu quero chegar é que agradeço que minha filha já tenha esse interesse e que sei o quanto livros são importante,mas também sei que tudo tem seu tempo.Como assim?Eu não forcei ela gostar de ler, eu não forço a ela ouvir uma história que ela não quer eu comprei livros pra ela que eu achei que ela ia gostar, alguns ela mesma escolheu no sebo que a gente foi e é isso.Ela tem total liberdade.O que eu quero dizer é que você deve ler pro seu filho,independente da idade,mas não pode ser algo forçado,mas algo natural.

Hoje o dilema nas escolas e saber o porque as crianças não gostam de ler, o porque elas não conseguem se alfabetizar ou o porque não conseguem interpretar um texto. Esses problemas envolvem várias questões e nem tem como abordar todas elas em um texto só. Meu objetivo hoje é abordar um dos fatores que pode causar ao aluno um sério problema em seu desenvolvimento escolar, estou falando da alfabetização precoce. Qual a idade certa para começar a alfabetização mesmo? Os especialistas usam como base a idade de 6 anos. Onde os alunos estão começando o ensino fundamental, o antigo CA (Classe de Alfabetização), porém não podemos esquecer que cada caso é um caso, tem crianças que começam esse processo bem antes e outras bem depois (normal),mas esse processo não pode ser forçado, tem que partir do interesse da criança. Crianças que são forçadas a ler,podem perder o interesse pela leitura, achar aquilo massante, não entender o real proposito de aprender aquilo, podem aprender a ler,mas não sabem interpretar,leem de uma forma mecânica e forçada e podem aprender a ler mão não vão saber escrever, entre outros casos.

Os pais contribuem muito para essa aceleração indevida dos filhos.Hoje todos querem ter filhos gênios, todos querem que seu filho passem para medicina, na melhor faculdade, nos primeiros lugares do vestibular. Não é errado você querer ver o sucesso do seu filho,afinal você é mãe e pai e você o ama,mas você tem que entender que tudo tem seu tempo, que seu filho vai ser criança uma unica vez na vida e que o brincar é muito importante, assim como o faz de conta.Rudolf Steiner (1861-1925) em 1919,defende que os pequenos (com até 7 anos de idade) tenham apenas uma responsabilidade na escola: brincar.Pode parecer absurdo para alguns ,mas a principal atividade das pré escolas é a brincadeira (ou pelo menos deveria ser). 


As crianças tem uma imaginação gigante,e um bom professor saber aproveitar isso no desenvolvimento da criança. É através de jogos e brincadeiras que as crianças aprendem a se expressar, a socializar, a ter confiança, a conhecer a sua realidade, a conviver com os adultos, a habilidades físicas e motora e a...adivinhem só, despertar o interesse pela leitura. Vamos supor que você sente e leia um livro para uma criança, só leia e fecha o livro. Ela entendeu o que você leu? Pode até ter entendido uma coisa ou outra,mas não entendeu completamente,porque você não despertou a atenção dela.E como fazer isso? In-ter-pre-tan-do. Sim, leia imitando a voz do personagem, aponte o personagem que esta falando,ressalte cada ação com tons de voz diferentes , faça gestos..enfim. No fim faça perguntas a criança sobre o que ela achou e etc, ou faça uma brincadeira com o nome do personagem,invente uma música ou encene uma cena do livro com a criança. Pronto! a criança vai saber que através de livro várias coisas legais podem acontecer. Depois ela por conta própria vai querer saber o que tem nos livros e depois vai começar a se interessar pelas letras.

Vou terminar essa discussão com a citação da Diretora do Colégio Global e da Escola Globinho Eliana de Barros Santos   " Estimular a leitura precoce, por sua vez, compromete tal formação. Além disso, pode ocasionar problemas como sobrecarga, deficiências na coordenação motora, apatia, desinteresse, desmotivação e estresse. Aprender a ler não é simplesmente decifrar as letras, mas sim dominar um sistema simbólico, o que exige um grande amadurecimento neuropsíquico”, 
 

Então para você que é pai ou mãe e acha que seu filho tem que ler, escrever o mais rápido possível, espere, ele vai aprender a ler. Se você der amor,apoio, elogios e exemplo, não tem porque ele não aprender a ler tranquilamente sem traumas, no tempo dele e apropriado. Eu sei que as vezes comprar livros para crianças muito pequenas não parece de incio que elas vão tirar muito proveito,mas desde que seu filho esta dentro da barriga ele já te escuta, então nunca é cedo para você ler para ele. Escolha algo apropriado. Confesso que quando Lívia tinha poucos meses ainda, eu e meu marido nos empolgamos e lemos todos os 7 livros de Harry Potter para ela,não era apropriado ainda,mas acho que foi uma ideia valida, acalmava ela e nos deixava mais próximos. Mesmo quando a criança já souber ler,não perca a oportunidade de ler para o seu filho, ouvir alguém ler pra você sempre vai ser mágico e sempre escute quando seu filho quiser ler para você,mesmo que seja naquela linguagem ainda muito dificil de se entender, não o interrompa e não corrija caso ele comece a inventar de inicio é assim mesmo.

Por fim deixo aqui os parabéns para a editora Ciranda Cultural que produz vários livros para a Educação Infantil com um preço justo e nada extravagante. Com exemplares de tecido e também de plastico para o banho ( Lívia ama),além com temas amorosos e atuais...Você arrasam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...