28 novembro 2016
Campanha Mamilo Livre.
Ola mamães,
Primeiramente Fora Temer,
É o ano tá acabando,não ainda não vou fazer um post com o levantamento dos acontecimentos desse ano, nem sei se vou fazer algo desse tipo, porque nem é muito o meu estilo,enfim..quem sabe. O que eu quero mesmo falar nesse poste é sobre a última campanha feminista que bombou na internet, só esse tipo de coisa que bomba mesmo, porque todas as outras campanhas que nós mulheres fazemos sempre e todas as manifestações que participamos não tem tanto destaque. Já devem tá imaginando o que eu to falando né? Sim é sobre essa campanha do mamilaço.. Nossa nem sei bem por onde começar.Não é algo que eu goste, para mim, quando acontece essas mancadas na luta feminista (tipo coisas que a Sara Winter fala) , eu não gosto de dar ibope porque acho que só ajuda a desvalorizar o nosso movimento que tem tantas coisas boas, que empodera tanto, que tira manas de relacionamentos abusivos, que nos informa e que cria um laço entre nós.
Vamos lá. Segundo o site do CatracaLivre objetivo do movimento é questionar a censura ao corpo da mulher, que sempre tem que ser visto como "obsceno" ou "sexual".
A ideia é dominar o Facebook com fotos de seios femininos, em forma de "mosaico", que burlam o algoritmo da rede social.
- Silvia então porque você vai criticar o mamilaço se você acha que comentar o tema só dá mais ibope?
Por um simples motivo. Parte da nossa descontrução vem da nossa troca de ideias e informações e criticas a determinados assuntos, mesmo que dentro desses assuntos esteja incluindo uma vertente feminista, ou uma pagina , movimento ou,nesse caso, uma campanha feminista.
- Então para você mostrar os peitos na internet é errado?
Nunca, jamais. Seios são lindos, o corpo humano é perfeito, e se isso te deixa bem, você tá mais do que certa de mostrá-los livremente. Você é dona do seu corpo e você faz com ele o que preferir. Isso foi com o que o feminismo de internet ganhou força na internet. Eu super quero que as bahianas da Beija-flor venham mesmo ano que vem com os seios de fora. Para mostrar que o corpo da mulher tem todo direito de seguir o fluxo natural das coisas, e que nem por isso nós mulheres deixamos de ser bonitas com o passar da idade, só envelhecemos, normal.E alem do mais os mamilos, não deveriam ser tão polêmicos, afinal é a única coisa parecida entre homens e mulheres na parte frontal do corpo
- E qual o problema do mamilaço?
O problema é que as pessoas esquecem que o feminismo tem , além do proposito de empoderar mulheres, também é um movimento politico e tem que ser levado a sério. Uma mana minha, Vic Torino, me disse na minha primeira reunião do coletivo que tudo tem que ter um objetivo e um sentido no movimento feminista. O mamilaço não empodera nenhuma mulher, pelo contrário, eles as expõe. Claro que tem muitas mulheres que fazem nu artístico e isso as empoderam muito,mas... é diferente.
Imaginem uma senhora, uma dessas mulheres cristãs que por algum motivo tenta buscar no feminismo algumas informações ou esta passando por um problema com o marido e tal,mas ainda esta muito receosa, ai ela bate logo com um mamilo na sua timeline porque estão protestanto que o facebook bloqueia fotos de mamilos femininos? Não, ela não vai se deparar com uma corrente de mulheres que ajudam outras mulheres, ou com um coletivo que fazem intervenções pelas ruas ou com um artigo super empoderador e desconstruido. Ela vai se bater logo com esse movimento. Mas porque? Porque tudo que sirva para expor o corpo feminino e denegrir a imagem das mulheres e principalmente da nossa revolução feminista vai ser sempre muito mais divulgado por esses conservadores capitalistas e machista. Vocês acham que ela vai se aliar ao feminismo ou se aliar aquele grupo de pessoas que diz que somos loucas e safadas e tudo mais? E sobre uma mulher que ainda não aceita o seu corpo, e vê que no feminismo temos que expo-lo para ser ouvido? Quem vai dizer pra elas que não é bem assim? Que nem todas pensamos da mesma forma e que o corpo é seu, você não é obrigada a nada no movimento feminista?
Quando eu contrato uma fotografa e faço um nu artístico (ainda não to desconstruída a esse ponto) eu não estou fazendo isso pelo movimento feminista,mas sim por mim. Porque eu quero mostrar para o mundo que agora, graças ao feminismo eu amo e aceito o meu corpo, da forma que ele é. Mas quando eu mostro apenas meu mamilo, apenas pelo motivo que o facebook bloqueia fotos de mamilos femininos (o que é ridículo, já que ele não bloqueia de homens) e faço isso em nome do FEMINISMO é totalmente diferente. Eu ali estou representando um movimento, onde tem milhares de mulheres, e essa mensagem vai chegar a milhares de mulheres que ainda reproduzem o machismo que falam mau do feminismo porque não o conhecem. Além disso vai surgir várias meninas novas, que ainda estão começando no feminismo, ainda estão e, construção e vão fazer o mesmo. O nosso corpo vai ser exposto para um bando de pedófilo e macho escroto. E atrás do mamelaço não tem nenhuma mensagem,nenhum proposito.
O corpo da mulher já é hipersexualizado e não é se escondendo nem se expondo sem proposito que vamos mudar isso. É indo pras ruas, é indo pra politica, é quebrando nego nas ideias. Sim temos que valorizar o nosso corpo e lutar sim contra essa imposição do corpo perfeito.Mas temos que fazer tudo isso com responsabilidade, com propositos bem definidos e para tentar agregar o maior número de mulheres possíveis.
Por isso eu desejo propor uma nova campanha. Porque em vez de mamilaço não promover um mamaço? Porque mães são oprimidas diariamente por darem de mamar a seus bebes em público. PORQUE MEUS SEIOS SERVEM PARA ALIMENTAR MEUS FILHOS,NÃO PARA O SEU PRAZER.
Apesar dos pontos negativos o site do Mamilo Livre disponibiliza o manifesto do projeto, orientações sobre cyberbullying, mapa das delegacias da mulher e fotos de mamilos femininos para que todas possam participar e fortalecer o movimento. No último caso a jovem não deseje usar o seu próprio mamilo. No site também ensina como fazer os mosaicos.
é a minha opinião, porém eu estou disposta a ouvir outras opiniões, para isso comentem o que vocês acharam do mamilaço, do post em si e vamos trocar umas ideias.
Atenciosamente.

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário